Trajetória

José Humberto Perina nasceu em Santos no dia 20 de dezembro de 1958. Desde sua infância, é apaixonado por aviação, tendo como sonho ser piloto. Chegou a fazer curso de pilotagem em Praia Grande, porém a vida, como ele mesmo diz, acabou levando-o rumo ao Jornalismo.

Começou como discotecário na rádio Atlântica e Tribuna AM. Foi aí que entrou em contato com a profissão e decidiu cursar Jornalismo. Desde então não parou mais.

Passou a fazer reportagem esportiva, reportagem jornalística e foi para a TV, sua grande paixão. Humberto começou em uma época onde a TV em Santos ainda estava chegando. A primeira a vir para a cidade foi a TV Litoral, onde o jornalista trabalhou por seis meses. Trabalhou também na TV Bandeirantes (quatro anos), na TV Mar, na TV Tribuna (sete anos), na Rede TV e, atualmente, está há sete anos na Rede Record, além de fazer boletins sobre o tempo na rádio Saudade.

Também fez assessoria para uma campanha política de Oswaldo Justo e, este ano, candidatou-se a vereador pelo PSB para a cidade de São Vicente.

Humbero diz, ainda, que nunca colocou a carreira em primeiro lugar, sempre dando preferência à vida pessoal. Não sabe se isso é certo ou errado, foi apenas a sua escolha.

Contrariando grande parte dos jornalistas, Perina diz que não gosta muito de ler livros, apenas jornais. Ele também alerta que jornalista não é uma profissão fácil: é muito desvalorizada e ganha-se pouco.

Entretanto, Perina diz que há de se ter amor pelo que faz e muita persistência. Ele cita como exemplo sua entrada na TV Bandeirantes que, segundo ele, talvez tenha sido por pura insistência: após enviar um currículo para São Paulo, ficou por meses ligando absolutamente todas as semanas para a emissora. Até que foi convidado para gravar passagem de matéria, depois para gravar um off, quando, enfim, uma matéria sua foi ao ar e ele foi contratado.

Leave a comment